Lula confirma entrada do Brasil na Opep+

Eis a postagem de Lula no X:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o país irá se juntar ao grupo Opep+, não como membro pleno da Opep, mas em um papel de cooperação e observação. Lula enfatizou a importância de superar a dependência dos combustíveis fósseis e incentivar o investimento em energias renováveis, apesar dos desafios existentes nesse caminho.


Lula

@LulaOficial

O Brasil vai participar não da OPEP, mas da OPEP+. Vamos pautar a importância de superar a política de combustíveis fósseis, para que os países que ganham dinheiro com essa política possam investir na energia do futuro, a energia verde. Essa superação é uma vontade, mas o caminho até lá é um desafio. #COP28

Segundo Jean Paul Prates, presidente-executivo da Petrobrás, o Brasil participará da Opep+ observando as decisões, mas sem se comprometer com o sistema de cotas de produção. Prates esclareceu que o Brasil nunca faria parte de um acordo que impusesse cotas de produção, especialmente considerando o status de mercado aberto da Petrobrás.

O anúncio do ingresso do Brasil no Opep+, um grupo que inclui grandes produtores de petróleo e aliados como a Rússia, foi feito após uma reunião do grupo que contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Silveira relatou que Lula confirmou a cooperação do Brasil com o grupo a partir de janeiro de 2024, e que uma equipe técnica do governo está analisando o convite.

error: Content is protected !!