A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a Braskem, empresa acusada de causar danos ambientais e sociais em Maceió, será instalada na próxima 3ª feira (12), às 15h. O senador Renan Calheiros (MDB-AL), autor do requerimento de criação da CPI e o mais velho entre os indicados, presidirá a primeira reunião, na qual serão eleitos o presidente, o vice-presidente e o relator da comissão.
Dos 11 membros titulares da CPI, nove já foram definidos pelos partidos. Antes do início dos trabalhos, Calheiros se reunirá com seus aliados no gabinete do senador Omar Aziz (PSD-AM), às 11h (horário de Brasília), para discutir as estratégias de atuação da comissão. A CPI terá como foco apurar as responsabilidades da Braskem pela extração de sal-gema em áreas urbanas de Maceió, que provocou o afundamento do solo e o risco de desabamento de imóveis.
A CPI da Braskem enfrenta resistências no Congresso, pois pode atingir a Petrobras, que é controlada pelo governo e tem cerca de 35% de participação na empresa. Além disso, a oposição no Senado pode aproveitar a comissão para convocar políticos envolvidos em casos de corrupção relacionados à operação Lava Jato.
Com informações de Poder 360