Lula volta atrás e diz que Putin corre risco de ser preso se vier ao Brasil

Meses após garantir que o presidente russo, Vladimir Putin, não seria preso se visitasse o Brasil, em decorrência de um mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o líder russo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou atrás, e alertou Putin sobre os riscos de visitar o Brasil. 

Lula disse durante coletiva de imprensa na Alemanha nesta segunda-feira (4) que o Brasil convidará Putin para as reuniões do G20 em 2024, mas ressaltou que “ele tem um processo” e “tem que aferir as consequências”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“O Putin vai ser convidado. Se ele vai ou não… Ele tem um processo, ele tem que aferir as consequências. Não sou eu que posso dizer. É uma decisão judicial, e um presidente da República não julga as decisões judiciais. Ele cumpre ou não cumpre”, afirmou Lula.

“E se ele comparecer, ele sabe o que vai acontecer. Pode acontecer e não pode acontecer. Ele [a Rússia] não faz parte desse tribunal, os Estados Unidos também não. O Brasil é, o Brasil é signatário”, disse.

Lula havia dito em 9 de setembro que Putin não corria risco de ser preso caso viajasse ao Brasil. O Brasil assumiu a presidência do G20 na última sexta-feira. 

error: Content is protected !!