EUA vetam resolução da ONU que pedia cessar-fogo na Faixa de Gaza

Sputnik

Nesta sexta-feira (8), os Estados Unidos exerceram seu poder de veto contra uma nova resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), proposta pelos Emirados Árabes Unidos, que buscava estabelecer um cessar-fogo humanitário imediato na região de Gaza.

A Grã-Bretanha se absteve, e os demais 13 membros do CSNU, incluindo o Brasil, votaram a favor do texto.

A proposta de resolução, elaborada pelos Emirados Árabes Unidos, instava as partes envolvidas no conflito em Gaza a implementar “um cessar-fogo humanitário imediato”, além de exigir a “libertação imediata e incondicional de todos os reféns, bem como garantia de acesso humanitário“.

 situação em Gaza tem sido marcada por conflitos persistentes, com impactos humanitários significativos, incluindo a perda de vidas civis e o deslocamento em larga escala.

Deste 7 de outubro até o momento, mais de 1,2 mil israelenses morreram. Do lado palestino, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, mais de 17,1 mil foram mortos e 46 mil ficaram feridos.

O vice-embaixador dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Robert Wood, expressou anteriormente a posição do país, afirmando que os americanos consideram que outra resolução do CSNU sobre Gaza não seria útil neste momento.

error: Content is protected !!