EUA afundam barcos de militantes Houthi após ataque a navio da Maersk no Mar Vermelho

(Sputnik) – O navio comercial Hangzhou, de propriedade da companhia de navegação dinamarquesa Maersk, foi atacado pelos Houthis no Mar Vermelho neste domingo (31), com helicópteros dos EUA afundando os barcos atacantes, disse o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM).

Mais cedo no mesmo dia, o CENTCOM disse que o navio de guerra dos EUA Gravely derrubou dois mísseis balísticos antinavio no Mar Vermelho em resposta a um ataque Houthi ao navio com bandeira de Singapura Hangzhou.

“No dia 31 de Dezembro, às 6:30 da manhã (horário de Sanaa) [03:30 GMT], o navio porta-contêineres MAERSK HANGZHOU emitiu um segundo pedido de socorro em menos de 24 horas relatando estar sob ataque por quatro pequenos barcos Houthi apoiados pelo Irã,” disse o CENTCOM na plataforma social X.

Os Houthis dispararam contra o navio porta-contêineres a uma distância de 20 metros (65 pés) e também tentaram infiltrar-se no navio, cuja equipe de segurança revidou, disse o CENTCOM. Helicópteros dos EUA que responderam ao sinal também foram alvejados pelos Houthis, acrescentou o CENTCOM.

“Os helicópteros da Marinha dos EUA revidaram em autodefesa, afundando três dos quatro pequenos barcos e matando as tripulações. O quarto barco fugiu da área,” disse o CENTCOM.

Mais tarde no mesmo dia, a Maersk foi citada pela Corporação de Radiodifusão Dinamarquesa dizendo que suspenderia trânsitos pelo Mar Vermelho por 48 horas após os ataques aos seus navios.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

error: Content is protected !!