Vitória de Trump na eleição presidencial de 2024 pode levar à retirada dos EUA da OTAN, diz New York Times

NOVA YORK, Tass – A possível vitória do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na eleição presidencial de 2024, pode resultar na retirada do país da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), informou o The New York Times.

De acordo com o jornal norte-americano, numerosos diplomatas, bem como governos de Estados membros da OTAN, manifestaram preocupação anteriormente de que “o retorno de Trump poderia significar não apenas o abandono da Ucrânia, mas uma retirada mais ampla dos Estados Unidos do continente e enfraquecimento da aliança atlântica.”

Há um grande temor na Europa de que um segundo mandato de Trump resultaria na retirada real dos Estados Unidos da OTAN”, citou o jornal James Stavridis, um almirante reformado de quatro estrelas da Marinha dos EUA que foi comandante supremo aliado da OTAN entre 2009 e 2013. “Isso seria um enorme fracasso estratégico e histórico por parte de nossa nação.”

O The New York Times destacou que a maioria dos países europeus está incerta sobre a escolha de um possível caminho no caso de uma vitória de Trump na eleição presidencial dos EUA. O jornal afirmou que os países menores “esperam tentar conquistar o favor do Sr. Trump aumentando seus pedidos de armas americanas ou… realizando grandes atos de adulação…”

error: Content is protected !!