Um vídeo em que o humorista Cassius Matheus dos Santos Soares faz uma piada com insinuações sobre a sexualidade do padre Júlio Lancellotti foi proibido pela Justiça de São Paulo. A decisão, tomada nesta quinta-feira (7), determina que o YouTube e o Instagram removam o conteúdo de seus sites em até dez dias, informa Guilherme Amado, no Metrópoles. O comediante pode recorrer da sentença.
O padre Júlio Lancellotti, que é conhecido por seu trabalho social com moradores de rua, foi representado pelo advogado Nicholas Berro. Ele alegou que o humorista ofendeu a honra e a dignidade do religioso, além de desrespeitar grupos minoritários. Segundo ele, Soares usou as redes sociais para fazer comentários maliciosos com o intuito de ganhar mais seguidores.
A juíza Melissa Bertolucci concordou com a defesa e afirmou que o comediante “abusou do direito de manifestar livremente a sua opinião em pensamento, já que o fez com ofensas à honra objetiva e subjetiva” do padre. Ela também destacou que a liberdade de expressão não é absoluta e deve ser exercida com responsabilidade e respeito.
O humorista Cassius Matheus dos Santos Soares tem mais de 200 mil seguidores no Instagram e 50 mil inscritos no canal no YouTube. Ele não se manifestou sobre a decisão judicial até o momento.