Os militares sul-coreanos apontaram Kim Ju-ae para o lugar de Kim Jong-un no futuro, citando a forma como ela tem sido tratada recentemente pela mídia norte-coreana.
Kim Ju-ae, a filha do líder norte-coreano Kim Jong-un, pode ser sua “mais provável sucessora”, disse um candidato a chefe do Serviço Nacional de Inteligência (NIS, na sigla em inglês) da Coreia do Sul, conforme apontou na quinta-feira (4) a agência sul-coreana Yonhap.
Entre os argumentos a favor dessa conclusão está a mudança na forma como a filha de Kim Jong-un é chamada pela mídia estatal norte-coreana. Enquanto antes ela era chamada de filha “amada” ou “mais amada” de Kim, agora ela é chamada de “respeitada”.
“Com base na análise de suas atividades públicas e no nível de respeito [na Coreia do Norte] por ela desde sua aparição pública, Kim Ju-ae parece ser a sucessora mais provável”, afirmou Cho Tae-yong.
Ao mesmo tempo, o atual líder da Coreia do Norte “ainda é jovem e aparentemente não tem problemas de saúde“, e há também muitas variáveis, incluindo a existência de outros filhos, avalia o NIS. Não há informações exatas sobre outros descendentes do líder norte-coreano, pois o país é considerado “um buraco negro de inteligência”.
Kim Jong-un considera impossível a reunificação com a Coreia do Sul devido a sua atitude hostil
31 de dezembro 2023, 07:25
Ju-ae, que se acredita ter nascido em 2013, tem atraído a atenção desde sua primeira aparição pública em 18 de novembro de 2022, quando participou do lançamento de um míssil balístico intercontinental Hwasong-17 com seu pai. Desde então, suas atividades declaradas têm se concentrado em eventos militares, por exemplo, em dezembro de 2023, quando visitou uma base aérea com Kim Jong-un.
Anteriormente, o NIS previu que é “muito cedo” para determinar que Ju-ae sucederia Kim Jong-un em uma sociedade “profundamente patriarcal e dominada por homens”.