O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), fez ligações para o padre Júlio Lancellotti e o cardeal arcebispo metropolitano de São Paulo, d. Odilo Scherer, buscando acalmá-los diante da possível abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal.
De acordo com reportagem da CNN, as ligações ocorreram nesta quarta (3) e quinta-feira (4). A iniciativa do prefeito surge em meio à proposta de CPI pelo vereador Rubinho Nunes (União), que visa investigar as atividades de organizações não governamentais na região da Cracolândia.
O padre Júlio é apontado como um dos possíveis alvos dessa CPI, o que motivou o contato de Ricardo Nunes para garantir-lhe tranquilidade diante do caso. Ficou acertado que o prefeito encontrará o padre Júlio na próxima semana, em um gesto simbólico de apoio ao religioso.
Além disso, Ricardo Nunes conversou com o arcebispo d. Odilo que, mesmo em viagem internacional, manifestou apoio ao trabalho de padre Júlio junto à população em situação de rua. A arquidiocese expressou perplexidade diante do pedido de CPI, e d. Odilo considera a possibilidade de investigação como um absurdo.
O foco da CPI é a atuação das ONGs na região, sem citar entidades específicas, mas com destaque para o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar). Essa entidade é a principal parceira da atual gestão na assistência à população em situação de rua no centro da cidade, ampliando sua atuação sob a administração anterior, liderada por Bruno Covas.