Milei revoga norma que proibia o nepotismo e nomeia irmã para cargo no primeiro escalão do governo

O presidente da Argentina, Javier Milei, assinou no domingo (10), dia em que tomou posse do cargo, um decreto revogando uma norma estabelecida durante o governo de Mauricio Macri que vetava a nomeação de parentes para cargos na administração pública. Em um de seus primeiros atos de governo, Milei revogou o decreto 93/2018, que proibia o nepotismo, e nomeou a irmã, Karina Milei, como Secretária-Geral da Presidência. 

Segundo a imprensa argentina, Karine atuará na concepção de políticas públicas, elaboração de mensagens, tarefas cerimoniais e protocolares, entre outras obrigações.

A norma revogada por Milei, assinada por Macri em 30 de janeiro de 2018, proibia a nomeação de parentes diretos ou indiretos, até o 2º grau, do presidente, vice-presidente, ministros, chefes de gabinete e outros integrantes de alto escalão do governo em cargos públicos. 

No decreto publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira (11), Milei excluiu a si mesmo das restrições e, segundo o documento, está habilitado a nomear e destituir funcionários com base no princípio da idoneidade para o acesso a cargos públicos.

error: Content is protected !!