O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, informou via comunicado publicado nesta sexta-feira (22), a formação de uma parceria estratégica com a Mubadala Capital, empresa árabe de investimentos, para o desenvolvimento do downstream no Brasil.
O objetivo do acordo é continuar o fortalecimento dos negócios nos setores de combustíveis de matriz renovável, além do desenvolvimento de uma biorrefinaria na Bahia. Eventuais decisões deverão passar por novos processos de planejamento e aprovação previstos nas sistemáticas aplicáveis, em linha com o seguinte: o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, e a diretoria executiva da empresa estimam a geração de 280 mil empregos diretos e indiretos por ano, no período 2024-2028. De acordo com o plano de investimento da companhia, estão previstos US$ 102 bi para os próximos anos (2024-2028), alta de 31% em relação à proposta anterior. O documento prevê crescimento na produção de óleo e gás, no valor de US$ 73 bilhões – cerca de 67% destinados para o pré-sal.
A refinaria contemplada será a Mataripe, localizada na cidade de São Francisco do Conde (BA), e possui capacidade de processamento de 333 mil barris/dia. O projeto em conjunto com a investidora árebe integra plantas de produção de diesel renovável e querosene de aviação sustentável a partir de óleo vegetal oriundo de culturas nativas.