O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que bloqueou um total de R$ 326 milhões em créditos destinados a empreendimentos localizados em áreas com desmatamento ilegal. Segundo a Coluna o Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, a medida afeta 1.302 operações de empréstimos, representando 1% do montante total solicitado ao BNDES no período, que atingiu R$ 32,2 bilhões.
“A grande maioria dos empreendimentos respeita a legislação ambiental, mas aquela minoria que insiste com práticas ilegais de predação do meio ambiente não terá acesso a crédito do BNDES”, disse o presidente do banco de fomento, Aloizio Mercadante.
Para identificar as áreas de desmatamento ilegal, o BNDES utilizou a ferramenta MapBbiomas, capaz de monitorar em tempo real todos os biomas brasileiros por meio de satélites de alta resolução. “Utilizamos essa ferramenta inovadora e preventiva, que dialoga com a nossa diretriz de termos um BNDES cada vez mais verde”, ressaltou Mercadante.
Os proprietários afetados pelo bloqueio têm o direito de contestar a decisão apresentando documentos que comprovem a regularidade da remoção da vegetação de suas propriedades.