© Foto / Unsplash/Brian Kostiuk
Cientistas chineses desenvolveram um carregador sem fio que pode ser implantado com segurança sob a pele para alimentar dispositivos médicos, como marca-passos e estimuladores de nervos.
O jornal South China Morning Post relatou que a tecnologia, que utiliza campos magnéticos para transmitir energia através da pele, tem o potencial de revolucionar a forma como os dispositivos médicos são alimentados.
Além disso, a tecnologia pode levar a uma nova geração de dispositivos implantáveis que são menores, mais eficientes e mais fiáveis.
O dispositivo de alimentação e armazenamento criado por uma equipe de cientistas chineses é biodegradável e sem fio
© Foto / Universidade de Lanzhou
O carregador, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências, foi projetado para fornecer energia sem a necessidade de fios ou baterias externas, o que poderia eliminar a necessidade de cirurgias regulares para substituir baterias em dispositivos implantáveis e reduzir o risco de infecção e outras complicações ligadas aos dispositivos tradicionais com fio.
Atualmente, os pesquisadores estão trabalhando para desenvolver e testar ainda mais a nova tecnologia, com a esperança de trazê-la ao mercado em um futuro próximo.
No geral, o desenvolvimento deste carregador sem fios representa um avanço significativo no campo de dispositivos médicos implantáveis, já que pode melhorar a vida de milhões de pessoas que dependem destes dispositivos para gerir as suas condições de saúde.