Após o YouTube, do Google, apagar seus canais, o podcaster Bruno Aiub, conhecido como Monark, pediu ao dono da rede social X (antigo Twitter), Elon Musk, que lhe dê um contrato.
“Ei, Elon Musk, você pode me dar um contrato? Ajude-me a combater a tirania no Brasil. Podemos fazer contrato no exterior. Xandão (Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal) não poderá fazer nada! Exceto talvez banir X por IP no Brasil, mas YOLO (Você só vive uma vez)”, escreveu Monark em postagem no X.
O YouTube decidiu, na quinta-feira (4), banir os canais de Monark após Moraes determinar, no ano passado, o bloqueio de suas contas por conta de notícias falsas. O magistrado também multou em 300 mil o podcaster por descumprimento de decisão judicial.
O influenciador, que decidiu deixar ao Brasil e morar nos Estados Unidos, é alvo de um inquérito que tramita no Supremo sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Naquele mesmo dia, Moraes ordenou que as plataformas sociais Facebook, TikTok e Twitter bloqueassem os perfis relacionados a Monark, por ‘instigarem e divulgarem os atos criminosos investigados’.