(Sputnik) – A Comissão Nacional de Eleições (NEC, na sigla em inglês) da Coreia do Sul anunciou nesta quarta-feira (27) que introduzirá um sistema de contagem manual de votos para garantir transparência nas eleições parlamentares de 2024, que serão realizadas em abril.
“O objetivo é aumentar a transparência e credibilidade durante o processo eleitoral para prevenir suspeitas de manipulação de votos”, disse a NEC, conforme citado pela agência de notícias Yonhap.
Atualmente, a Coreia do Sul utiliza máquinas para contar votos. Com a introdução do novo sistema, os votos serão inicialmente separados por máquinas e depois verificados manualmente pela equipe eleitoral, de acordo com o relatório.
Esse sistema foi projetado em meio a repetidas suspeitas de fraude eleitoral que “prejudicaram a unidade nacional e fomentaram o boicote dos resultados eleitorais”, disse a comissão.
Além disso, a NEC transmitirá ao vivo imagens de câmeras de vigilância instaladas nos locais onde são guardadas as urnas para votos por correio e votos antecipados, a fim de prevenir possíveis fraudes, relatou a Yonhap.