A mais recente pesquisa de avaliação do Congresso Nacional, conduzida pelo Instituto Datafolha, revela que a percepção pública sobre o trabalho dos parlamentares continua estável em relação a setembro. Segundo o levantamento, 18% dos entrevistados consideram o desempenho dos 594 legisladores como ótimo ou bom, enquanto 43% o classificam como regular e 35% o reprovam como ruim ou péssimo. Os resultados se mantêm em consonância com a pesquisa anterior, realizada aproximadamente três meses antes, na qual os números eram de 16%, 48% e 33%, respectivamente. Em ambas as pesquisas, 4% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Um fator interessante é que a aprovação ou reprovação do Congresso Nacional parece estar correlacionada com a satisfação dos eleitores em relação ao governo federal. Aqueles que estão satisfeitos com a gestão de Lula (PT) tendem a aprovar mais o trabalho do Legislativo, com 29% dos entrevistados que avaliam positivamente o governo também aprovando o Congresso. Por outro lado, os mais instruídos tendem a rejeitar mais o trabalho do Legislativo, com 41% de reprovação, assim como aqueles que desaprovam o governo Lula, com 46% de reprovação.
No contexto do primeiro ano de trabalho dos eleitos em 2022, o Congresso Nacional está em uma posição ligeiramente melhor do que as três legislaturas anteriores na mesma época. Em dezembro de 2019, 45% dos entrevistados consideravam o trabalho parlamentar ruim ou péssimo, 38% o classificavam como regular e 14% o avaliavam como ótimo ou bom. No entanto, ao final dessas legislaturas, a avaliação da população era de 48% de regular, 26% de reprovação e 20% de aprovação.