O The Intercept informou que diversas armas sensíveis e equipamentos bélicos foram roubados das instalações militares dos EUA na Síria e no Iraque.
De acordo com a mídia, citando documentos exclusivos sobre as investigações criminais, o equipamento roubado no Iraque inclui sistemas de lançamento de mísseis guiados e drones.
Além disso, o The Intercept observa que os investigadores militares foram informados, em fevereiro, que 13 drones comerciais foram roubados em 2022 de uma instalação dos EUA na cidade iraquiana de Arbil.
Outra investigação mostrou que unidades de equipamentos militares, que incluíam lançadores de mísseis Javelin, foram roubadas no local ou a caminho da base militar em Bagdá.
Os investigadores também afirmaram que os roubos não foram cometidos pelo contingente norte-americano, suspeitando de combatentes locais.
A mídia ainda recorda que anteriormente foi reportado que pelo menos quatro roubos e um caso de perda de armas e equipamentos militares dos EUA no Iraque e na Síria ocorreram entre 2020 e 2022.
O portal indica que o número exato de roubos ainda é desconhecido, destacando que o Pentágono não possui dados sobre o assunto.