BRASÍLIA — O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta sexta-feira que avalia que a vitória de Joe Biden nos Estados Unidos “está cada vez mais sendo irreversível”. Mourão ressaltou, no entanto, que essa é sua posição individual e que ele não fala pelo governo.

— Como indivíduo, eu reconheço, mas temos que olhar que eu não respondo pelo governo. Como indivíduo, eu julgo que a vitória do Joe Biden está cada vez mais sendo irreversível — disse Mourão, em entrevista à Rádio Gaúcha.

Biden teve sua vitória projetada no sábado, mas o presidente Jair Bolsonaro ainda não se pronunciou. Na quinta-feira, em conversa com apoiadores, Bolsonaro questionou

 se a disputa já acabou.

Nos Estados Unidos não há um órgão nacional da Justiça eleitoral, como ocorre no Brasil. Como cada estado tem regras próprias, tradicional a mídia anuncia o vencedor da eleição. Nesta sexta-feira, diversos veículos projetaram que Biden venceu em mais um estado, o Arizona, consolidando sua vantagem no Colégio Eleitoral.

Ainda assim, o presidente Donald Trump continua a fazer alegações sem embasamento para questionar a lisura do pleito, recusando-se a reconhecer sua derrota e deixando os EUA diante de um impasse. Bolsonaro é aliado de Trump.