Poder360: Pela 1ª vez, menos da metade dos norte-americanos diz confiar na mídia | Claudio Tognolli
Pesquisa da Eldeman mostrou que confiança na mídia tradicional caiuSérgio Lima/Poder360


22.jan.2021 (sexta-feira) – 3h47

Pesquisa feita pela Edelman e divulgada nessa 5ª feira (21.jan.2021) pelo jornal digital Axios mostra que 46% dos norte-americanos confiam na mídia tradicional. É a 1ª vez na série histórica (iniciada em 2012) que a taxa é inferior a 50%. A confiança dos cidadãos dos Estados Unidos nas redes sociais é de 27%.

“Esta é a era da falência da informação”, disse Richard Edelman, CEO da Edelman, em comunicado.

Fomos enganados pelos responsáveis, e fontes de mídia são vistas como politizadas e tendenciosas. O resultado é a falta de informação de qualidade e o aumento da divisividade.”

Para 56% dos entrevistados, os jornalistas tentam confundir as pessoas, e 58% pensam que as empresas de mídia estão mais preocupadas em apoiar uma ideologia ou um político do que em informar o público.

 

 

Em uma 2ª fase do estudo, feita depois das eleições de novembro nos Estados Unidos, os números mostraram que 57% dos norte-americanos que se declaram democratas dizem confiar na mídia. Entre os republicanos, a taxa é de apenas 18%.

Esses números são próximos dos observados em 27 países incluídos na pesquisa da Edelman, que indicaram que a falta de confiança na mídia não é um fenômeno exclusivo dos Estados Unidos.

Entre os países pesquisados, a confiança na mídia foi maior na Indonésia e na China, e menor na Rússia e no Japão.

error: