Partido Conservador consegue maioria de 86 cadeiras no Reino Unido, indica boca de urna | Claudio Tognolli

Sputnik Brasil – O Partido Conservador, do atual primeiro-ministro Boris Johnson, venceu as eleições do Parlamento do Reino Unido nesta quinta-feira (12), segundo pesquisa de boca de urna.

O resultado pode abrir caminho para o premiê conseguir realizar o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, na data programada de 31 de de janeiro de 2020 — cerca de 10 meses depois do primeiro prazo definido para o divórcio.

A previsão é que o Partido Conservador obtenha 368 das 650 cadeiras do Parlamento. O segundo colocado na eleição foi o partido Trabalhista de Jeremy Corbyn, com 191 cadeiras. Já o Partido Nacional Escocês deverá conseguir 55 assentos e os Democratas Liberais, 13 cadeiras.

Os resultados finais deverão ser divulgados nas primeiras horas da sexta-feira (13), no horário de Brasília.

De acordo com a agência de notícias Reuters, em apenas uma das últimas cinco eleições a pesquisa de boca de urna falhou em prever corretamente o resultado do pleito. Foi em 2015, quando o Partido Conservador conseguiu 14 cadeiras a mais do que o previsto.

O hoje premiê Johnson foi um dos líderes do movimento em defesa do Brexit quando do referendo que decidiu pela saída do Reino Unido do bloco europeu, em 2016, e convocou as eleições antecipadas para superar o que descreveu como a paralisia política de mais de três anos sobre como será a separação entre Bruxelas e Londres.

error:

Notice: Undefined index: prnt_scr_msg in /var/www/wp-content/plugins/wp-content-copy-protector/preventer-index.php on line 171