No Brasil, 40% dos jovens com ensino superior não têm emprego qualificado | Claudio Tognolli

No primeiro trimestre de 2020, 525,2 mil jovens brasileiros graduados estavam em ocupações que não exigem ensino superior. O número corresponde a cerca de 40% da população entre 22 e 25 com faculdade no currículo, de acordo com levantamento da consultoria iDados. A informação é do portal G1. 

“Houve uma formação muito grande de pessoas com ensino superior nos últimos 10 anos”, afirma Ana Tereza Pires, pesquisadora do iDados e responsável pelo levantamento. “As pessoas que se formaram a partir de 2015 enfrentaram um cenário de crise, em que elas não conseguiam mais encontrar uma vaga compatível com o nível de estudo.”

O levantamento da consultoria iDados tem como base os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acrescenta a reportagem.

“O principal motor (para esse elevado nível de sobre-educação) foi a desaceleração da economia”, diz Ana. “A crise econômica fez com que as pessoas não conseguissem encontrar vagas em níveis compatíveis com a formação delas.”

 

error: