Na Operação Sevandija, do Gaeco, 21 são condenados por corrupção e outros crimes | Claudio Tognolli
A cidade de Ribeirão Preto terá de ser ressarcida em R$ 105 milhões

Justiça condenou um grupo de 21 réus acusados em ação movida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) no âmbito da Operação Sevandija, que desbaratou um dos maiores esquemas de desvio de recursos públicos do país.

 

Três ex-secretários de Ribeirão Preto, que já teve sua então prefeita, Darcy Vera, afastada do cargo e presa por conta da atuação do MPSP, estão entre os condenados por organização criminosa, fraudes licitatórias, peculato e corrupção na sentença proferida nesta sexta-feira (18/10). São eles Ângelo Invernizzi Lopes, Layr Luchesi Jr. e Marco Antônio dos Santos, este último com a maior pena entre os réus: 38 anos. Somadas, as condenações dos 21 réus totalizam 297 anos.

 

A pena mais branda, de 2 anos e 8 meses de reclusão, foi aplicada a uma empresária que participava do esquema. Segundo a acusação, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp) era utilizada pela Prefeitura de Ribeirão Preto para contratar, de forma ilegal, serviços de mão de obra terceirizada pela empresa Atmosphera Empreendimentos e Construções. As pessoas contratadas desta forma eram, em grande parte, familiares, amigos e cabos eleitorais dos vereadores, custeados com recursos públicos, cuja eventual demissão levaria à perda da base de apoio político do Executivo.

Os vereadores, em contrapartida à realização de indicação de cunho político de pessoas de sua confiança para trabalharem na Atmosphera, votavam a favor dos principais projetos e interesses da Prefeitura de Ribeirão Preto na Câmara Municipal, inclusive para barrar CPIs e aprovar prestações de contas e projetos de leis de relevância para o Executivo. Davi Mansur Cury, ex-presidente da Coderp, está entre os condenados na sentença desta sexta. Solidariamente, os 21 réus – nove deles ex-vereadores – terão que ressarcir a cidade em R$ 105 milhões, valor pago indevidamente pela Coderp à Atmoshpera.

 

error:

Notice: Undefined index: prnt_scr_msg in /var/www/wp-content/plugins/wp-content-copy-protector/preventer-index.php on line 171