MDB lidera tentativas de excluir informações da web – Claudio Tognolli

O partido cujos candidatos mais tentaram ocultar informações nestas eleições é o MDB. Os candidatos do partido já foram responsáveis por 45 processos em 2018 pedindo à Justiça que retirasse da internet algum tipo de conteúdo negativo. Os dados são do Ctrl+X, projeto da Abraji que monitora as tentativas judiciais de cercear a divulgação de informações.

A candidata ao governo do Maranhão Roseana Sarney, com 10 processos judiciais, e o senador Eduardo Braga, são os emedebistas que mais tentaram retirar informações do ar nestas eleições. O vice-campeão de ações na justiça é  PSDB, que moveu 37 processos para ocultar informações, seguido pelo PSL (28). O candidato ao governo do Estado de São Paulo João Dória Jr. (11 processos)  e o presidenciável Jair Bolsonaro (24) são os políticos desses partidos que mais acionaram a justiça.

Se considerarmos todos os anos cobertos pelo projeto Ctrl+X (desde 2002), o partido campeão de processos é o PSDB (364 ações para remover conteúdo), seguido de MDB (352) e PT (225).

error:
0