Leia o pedido de investigação da deputada Rosa DeLauro (EUA) contra a JBS nos Estados Unidos | Claudio Tognolli

Comunicado à imprensa e transcrição: DeLauro pressiona o inspetor-geral do USDA a investigar pagamentos aos corruptos da JBS e de propriedade estrangeira da carne

Além de ser manchete hoje no site Politico, e nos jornais The Hill e New York Daily Post, o comunicado abaixo foi enviado a todas as redações dos EUA

11 de fevereiro de 2020   WASHINGTON, DC— (11 de fevereiro de 2020) Hoje, a congressista Rosa DeLauro (CT-03) pressionou o inspetor-geral do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Phyllis Fong, a investigar a JBS corrupta, de propriedade brasileira e controlada por Subcomissão de dotações da Câmara para a agricultura. Em novembro do ano passado, DeLauro pediu ao secretário do USDA, Sonny Perdue, que instruísse o IG do USDA a abrir uma investigação de suspensão e impedimento, dada a história bem documentada do comportamento corrupto e ilegal da JBS. Uma cópia da carta de resposta do secretário Perdue, que se recusa a tratar do assunto, pode ser encontrada aqui.   Um vídeo completo da troca pode ser encontrado aqui, e abaixo está uma transcrição:   DeLauro: Muito obrigado Sr. Presidente e bem-vindo a todos. Senhora Fong, é ótimo vê-lo novamente. Estou preocupado com os pagamentos contínuos e substanciais às subsidiárias dos EUA do frigorifico corrupto de propriedade e controle brasileiro, JBS.   Pacote Comercial, a JBS recebeu um pouco mais de US $ 100 milhões em pagamentos – esse dinheiro que eu acrescentaria deveria ter sido destinado a agricultores em dificuldades, pecuaristas que foram prejudicados pelas políticas comerciais fracassadas do governo.
Diferentemente dos agricultores e pecuaristas, a JBS também recebe pagamentos anualmente e é através do Serviço de Marketing Agrícola do USDA. De fato, o contribuinte dos EUA subsidiou a JBS no valor de dezenas de milhões de dólares nos últimos anos.

 

É um problema porque, de acordo com o Regulamento Federal de Aquisição e as políticas relacionadas do USDA, os contratados do governo devem ter, e cito, “responsabilidade atual”. Não vou explicar a explicação disso, é muito detalhado, mas você sabe disso. . E, portanto, “a responsabilidade atual” pode ser afetada por fraude, suborno e outras violações das leis federais.

 

Atualmente, a JBS está sob investigação do Departamento de Justiça por possíveis violações da Lei de Práticas Corruptas no Exterior. Isso ocorre porque os irmãos Batista, os principais acionistas, admitiram atos criminosos, numerosos atos criminosos, que consistem no suborno de milhares de funcionários do governo brasileiro para obter empréstimos ilícitos do Banco Nacional do Brasil. Os empréstimos mal obtidos foram então utilizados pela JBS para entrar e consolidar ilegalmente o setor de frigoríficos nos Estados Unidos. Você conversa com produtores de gado, descobre o que eles pensam da JBS, não receberá uma resposta favorável.

 

Em novembro do ano passado, escrevi ao secretário Perdue pedindo que ele iniciasse uma investigação de suspensão e impedimento da JBS para determinar se a empresa atende aos requisitos legais de ‘responsabilidade atual’. Recentemente, muito recentemente, recebi uma resposta do secretário afirmando que ele se recusa a abrir essa investigação. E Sr. Presidente, gostaria de enviar minha carta e sua resposta para o registro.

 

Então, nenhuma ação. Portanto, suponho que o Secretário perdoe o uso de dólares dos contribuintes para subsidiar uma corporação estrangeira corrupta e envolvida em atividades ilegais. Fong, então, não sei que tipo de conversa você teve com o secretário sobre esse assunto, as alegações criminais, você as leva a sério por esse departamento? E eu tenho duas outras perguntas, então gostaria de uma resposta rápida: quão seriamente você está levando essas alegações?

>Fong: Estamos cientes dessas alegações, conforme relatado por você e pela mídia.

 

DeLauro: Certo.

 

Fong: E ​​estamos fazendo o que acreditamos ser apropriado no momento.

 

DeLauro: O que você está fazendo?

 

Fong: Eu acho que seria útil se nossa equipe conversasse com ela.

 

DeLauro: Prazer em fazê-lo. Por favor, faça e temos conversado com sua equipe repetidamente. Permitam-me apenas dizer que o Secretário disse que a Investigação de Suspensão e Despedimento do USDA na JBS citaria “conflito com investigações do DOJ e da SEC”. É esse o caso?

 

Fong: não posso comentar sobre a posição deles.

 

DeLauro: Não estou lhe perguntando isso, mas é um conflito?

 

Fong: não sei qual é a base da resposta dele.

 

DeLauro: Tudo bem. Como você, pela Lei Geral do Inspetor de 1978, alterada em 2008, tem autoridade e responsabilidade independentes para garantir que o dinheiro dos contribuintes não continue fluindo para uma empresa que esteja envolvida em comportamento criminoso. Você vai conduzir uma investigação?
Fong: Também somos obrigados pela Lei do IG a coordenar adequadamente com o Departamento de Justiça.

 

DeLauro: Você, com sua autoridade independente, vai conduzir uma investigação?

 

Fong: Eu não posso comentar sobre isso.

 

DeLauro: Sem comentários. Isso significa que não sabemos. E se sua autoridade está ou não sendo contestada de alguma forma, é. Você é independente. É isso que torna o IG tão importante para todos nós aqui em cima. Farei um comentário final para você, porque em seu testemunho você fala sobre a segurança dos trabalhadores e se orgulha de lidar com a segurança dos trabalhadores. As subsidiárias da JBS se engajaram na litania de práticas que levaram a violações das leis trabalhistas, ambientais, de segurança de alimentos, investigação realizada pelo Washington Post 2015-2018. nos Estados Unidos. E a segunda maior taxa de lesões graves entre todas as empresas nos Estados Unidos. Uma subsidiária que está recebendo mais de US $ 100 milhões, investigue. Use sua autoridade. Obrigado Sr. Presidente.

error: