Eduardo Bolsonaro vai à Europa se reunir com parceiros de extrema direita: Itália e Hungria – Claudio Tognolli

ANSA – O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, se encontrará nos próximos dias com o ministro do Interior e vice-premiê da Itália, Matteo Salvini, e com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

A notícia foi antecipada pelo portal R7 e confirmada pelo filho do presidente Jair Bolsonaro no Twitter. Eduardo também viajará à Hungria, onde se encontrará com o primeiro-ministro Viktor Orbán. “Em breve na Hungria e Itália com Viktor Orbán e Salvini”, disse o deputado.

O italiano e o húngaro são, ao lado da francesa Marine Le Pen, os principais líderes da extrema direita na União Europeia (UE), que vai às urnas no fim de maio para renovar seu Parlamento.

Segundo o R7, Eduardo visitará a Hungria ainda nesta semana e depois seguirá para a Itália. Um dos objetivos seria conhecer as políticas migratórias do governo húngaro, que já foi denunciado pelo Parlamento da UE, em setembro passado, por violação dos “valores” do bloco, como liberdade, democracia, igualdade e respeito pelos direitos humanos.

Essa foi a primeira vez na história em que o poder Legislativo da União Europeia tomou uma medida do tipo. De acordo com relatório da eurodeputada holandesa Judith Sargentini, o governo Orbán “ataca” minorias, incluindo imigrantes e refugiados, a Justiça e a imprensa.

Uma das leis mais controversas aprovadas recentemente no país prevê um ano de prisão para quem ajudar imigrantes em situação irregular ou refugiados e proíbe mudanças na “composição da população nacional” por “vontades externas”.

Itália

A visita de Eduardo Bolsonaro a Salvini deve consolidar a aproximação entre os governos direitistas de Brasil e Itália iniciada com a eleição de Bolsonaro. Além dos afagos trocados pelo presidente e pelo vice-premiê nas redes sociais, dois ministros italianos já visitaram o país em 2019: Gian Marco Centinaio (Políticas Agrícolas) e Elisabetta Trenta (Defesa).

error:
0