Biden anuncia que EUA barrarão importação de petróleo russo

O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira, 8, que os Estados Unidos proibirão importações de petróleo, gás e fontes de energia russas.

“Estamos banindo todas as importações de óleo, gás e energia russas”, declarou Biden, afirmando que nenhuma importação desses insumos será aceita “nos portos americanos”.

A decisão foi tomada somente pelos americanos, completou Biden, afirmando que os aliados europeus “não estão em posição de se unirem a nós nest e momento”.

A medida era esperada após fontes afirmarem à imprensa americana sobre as negociações nesta manhã.

Biden afirmou que a medida tem “forte apoio bipartidário” no Congresso, incluindo republicanos e democratas, e disse acreditar que a aprovação também ocorrerá “no país”.

A medida deve aumentar o preço dos combustíveis para americanos, os maiores consumidores globais. A inflação nos EUA atingiu seu maior patamar em 40 anos mesmo antes da guerra com a alta internacional do petróleo, e os custos tendem a aumentar ainda mais. O barril era cotado na manhã desta terça-feira em 130 dólares, um dos maiores patamares da história.

error: